Luanda - O director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, João Pedro, reiterou esta sexta-feira, em Luanda, o apoio do Governo aos agricultores para o fomento da produção e a auto-suficiência alimentar.
Falando no fórum “Produzir e alimentar - Diálogo para o futuro”, o responsável disse que o Executivo desenvolve programas para o efeito, sublinhando a existência de projectos e outros apoios necessários para que as famílias camponesas, sobretudo, possam produzir cada vez mais e melhor.
Apontou a mecanização agrícola com meios como moto-cultivadoras e tractores, com base no financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), e a disponibilização de fertilizantes e sementes para a época produtiva.
Em relação à província de Luanda, João Pedro fez saber que se iniciou a produção de arroz, além de mais de 274 mil toneladas de produtos diversos, entre tubérculos e hortícolas, neste momento.
O presidente da Associação dos Profissionais Agrários, Florestais, Zootécnicos, Agro-economistas e Agro-alimentares (Aprofagro), Yuri Jamba, disse ser necessário apostar mais na obtenção de conhecimento para que o país possa atingir a auto-suficiência.
No seu entender, está-se num bom caminho, devido ao aumento da produção de 3% a 5% em várias cadeias de valor, especialmente nos grãos, mas ainda não é suficiente, uma vez que o país continua a importar produtos como o arroz, trigo e milho para ração animal.
Apelou para a intensificação de acções de formação, seminários e fóruns de curta duração para produtores, no sentido de o conhecimento ser generalizado e o acesso à tecnologia mais fácil.
O líder associativo entende, ainda, ser preciso apostar seriamente em sementes certificadas, “por ser a semente o primeiro garante da produtividade”.
Já o gestor agrícola da Africarte, Ezequiel Cavinda, defendeu o aumento de financiamento para as empresas do sector, visando a aquisição de máquinas, tractores e outros meios para aumentar a produção.
Sublinhou haver fazendas muito grandes que, por falta de condições, não têm produção elevada.
Promovido pela Aprofagro, o fórum reuniu profissionais da classe, no âmbito das celebrações do seu segundo aniversário, e visou analisar as actividades realizadas no exercício transacto e reflectir sobre a disponibilidade dos profissionais, no que concerne a quantidade e qualidade, face as necessidades no sector agrícola nacional.
Teve ainda, entre outros, o objectivo de destacar o papel dos técnicos na formação, investigação científica e extensão como suporte de agricultura sustentável e competitiva. HM/VC