Huambo - O secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, Isaac dos Anjos, inteirou-se esta terça-feira, do grau de execução das obras do Centro de Bioveterinaria e Produção de Vacina Animal, com término previsto para 2027.
O Centro de Biodiversidade e Produção de Vacinas Animais, em construção no bairro Santo António, periferia da cidade do Huambo, está a ser erguido numa área de 20 mil 831 metros quadrados, projectado para produzir, em média anual, 181 milhões 200 mil doses de vacinas para mamíferos e aves.
O empreendimento prevê, igualmente, colocar à disposição, anualmente, nove milhões 384 mil unidades de reagentes de diagnóstico diversos.
Com um orçamento de 125 milhões, 221 mil e 858 euros, o projecto de âmbito nacional, foi concebido para uma produção anual de 30 milhões 600 mil doses de vacinas para mamíferos e 150 milhões 600 mil para aves.
Na ocasião, o director do projecto, António José, informou que as obras do empreendimento, que congrega área de produção e residência para os técnicos, decorrem a bom ritmo, com um grau de execução, entre 15 e 60 por cento, respectivamente, ao que se pretende concluir nos prazos estabelecidos.
Disse que a futura fábrica foi projectada para tornar o país auto-suficiente na produção de vacina animal, facto que permitira atender as necessidades de outras regiões africanas, com destaque para as repúblicas do Botswana, Democrática do Congo e da Namíbia.
Isaac dos Anjos constatou, igualmente, o funcionamento da fábrica de processamento de trigo IALTURC, no município da Caála, bem como as faculdades de Medicina Veterinária e de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos.
Em declarações à imprensa, o decano da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Ambrósio Fortunato, apresentou, como preocupações da instituição, a necessidade da instalação de laboratórios, da construção de novas salas de aula e da reabilitação da via de acesso ao estabelecimento de ensino e ao campo experimental do Santo António.
Na ocasião, o secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, Isaac dos Anjos, disse que veio ao Huambo acompanhado de uma equipa técnica, com o objectivo de avaliar as infra-estruturas, por requalificar e reabilitar.
Mostrou-se impressionado com o projecto da fábrica de processamento de trigo e milho, implantada há quase um ano, por se transformar no ponto de recepção da produção local.
Disse que projecto é a prova de que é possível estimular o empresariado nacional e, particularmente, os agricultores, bem como faz sentido a luta contra a importação de bens essenciais, em curso no país.
Antes, o secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, Isaac dos Anjos, manteve um encontro de cortesia com a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika. MLV/ALH