Secretário de Estado realça formação para percepção das políticas governamentais

     Economia           
  • Luanda • Segunda, 26 Agosto de 2024 | 16h35
Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos
Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, realçou a importância da formação contínua, considerando que esta pode influenciar o debate público e a percepção das políticas governamentais.

O responsável falava durante um seminário para capacitação de jornalistas económicos, tendo referido que uma imprensa bem informada desempenha papel crucial na fiscalização das acções do Governo.

No seu entender, a capacitação em finanças públicas ajuda os profissionais da comunicação social a identificar e expor irregularidades, desvios de recursos e má gestão financeira, o que pode contribuir para a transparência e responsabilização dos gestores públicos.

“Workshops e outros suportes permitem que os jornalistas se mantenham actualizados sobre mudanças nas políticas fiscais e tendências económicas, garantindo que as informações veiculadas sejam relevantes e precisas”, disse, referindo que os “tópicos” que envolvem as finanças públicas são complexos e muito técnicos.

As finanças públicas envolvem a gestão dos recursos do Estado, num raio de acção que abarca a gestão do património estatal, tutela de empresas públicas, preparação e execução do Orçamento Geral do Estado e das políticas fiscais, mediante a arrecadação de impostos, a execução da despesa e a gestão da dívida.

Sem a devida formação, sublinhou, estes profissionais correm o risco de cometer erros de interpretação ou simplificações excessivas que podem distorcer a realidade dos factos.

Lembrou que as decisões de política fiscal e gestão orçamental afectam, directamente, a vida dos cidadãos, como questões ligadas a alocação de recursos para a saúde, educação, infra-estruturas e segurança.

“Decorre daí a importância que atribuímos a formação de jornalistas em matérias de finanças públicas, para garantir uma cobertura precisa e equilibrada sobre o tema”, frisou.

Promovido pelo Ministério das Finanças, em parceria com a Associação de Jornalistas Económicos (AJECO), o seminário, no qual participam profissionais de vários órgãos de comunicação social, tem o seu termo previsto para terça-feira (27). HM/VC





Notícias de Interesse

Roger schmidt despedido do Benfica

 Sábado, 31 Agosto de 2024 | 20h53

Andebol: Petro de Luanda derrota Maxinde

 Sábado, 31 Agosto de 2024 | 20h28

+