Uíge – O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, reafirmou, esta quinta-feira, na cidade do Uíge, a contínua aposta na promoção e divulgação das potencialidades e oportunidades de negócios em todos segmentos da cadeia produtiva do sector mineiro.
Jânio Victor reiterou essa aposta na abertura da conferência sobre investimento no sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que decorre na sede da província do Uíge, sob o lema “O investimento no sector mineiro e Petróleo como alavanca para a diversificação económica”.
O governante disse que os objectivos e metas definidos no PDN 2023-2027 e no Programa de Desenvolvimento Nacional sectorial abarcam acções prioritárias em curso, para o aumento do conhecimento geológico e a actualização do inventário de recursos minerais do país, visando o aumento da produção de diamantes, ouro, rochas ornamentais e de metais ferrosos e a consequente extensão da cadeia de valor.
Destacou ainda o apoio aos produtores para o início de projectos de cobre e de outros metais não ferrosos, o desenvolvimento da cadeia de valor dos agro-minerais e o incremento da capacidade de lapidação de diamantes, entre outros desafios.
Jânio Victor lembrou que, apesar do crescimento do sector não petrolífero, o subsector de petróleo e gás continua a ter responsabilidade de reunir os recursos financeiros necessários, para o suporte da economia nacional, incluindo os esforços para a sua diversificação.
Por isso, disse que o Executivo definiu um conjunto de programas, objectivos e metas inseridas no PDN 2023-2027, para manter a produção do petróleo bruto acima de um milhão de barris/dia, desenvolver os recursos de gás natural, atingir a auto-suficiência em produtos derivados do petróleo e aumentar a capacidade de armazenamento em terra.
Deu a conhecer que, no âmbito da avaliação de hidrocarbonetos a nível das bacias Sedimentares do interior do país, a província do Uíge está inserida na Bacia de Kassange, que, simultaneamente com a Bacia de Otosha-Kavango, são alvos de estudos de prospecção pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG).
Lembrou que a província do Uíge é detentora de indícios de uma assinalável diversidade de recursos minerais, evidenciados por ocorrências diversas, no domínio de metais ferrosos e não ferrosos, básicos, rochas ornamentais e pedras preciosas.
Fez saber que a realização da conferência visa promover o potencial de recursos minerais e petrolíferos da região, bem como o incremento da actividade no segmento da distribuição e comercialização dos derivados do petróleo, podendo, dessa forma, gerar benefícios, que para a economia da província e do bem-estar da população.
Acrescentou que os recursos comprovados de cobre, existentes na província do Uíge, poderão ajudar a impulsionar o desenvolvimento desta região do país.
Em relação à realização da conferência, disse que se enquadra na política do Executivo angolano para o sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, inserida no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027. NM/JAR