Secretário de Estado defende venda do petróleo para dignificar economias

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 10 Outubro de 2022 | 14h40
José Alexandre Barroso, Secretário de Estado para o Petróleo e  Gás
José Alexandre Barroso, Secretário de Estado para o Petróleo e Gás
Gaspar dos Santos

Luanda - O secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade dos países africanos utilizarem todos os recursos provenientes da venda do petróleo para dignificar as suas economias.

Ao discursar na abertura da 3ª reunião de Executivos das Companhias Petrolíferas Nacionais (NOC) de países membros da Organização de Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO), José Alexandre Barroso sublinhou que os altos preços de petróleo nos mercados internacionais devem levar a pensar numa aposta urgente na transição energética.

Segundo o responsável, os países devem usar os recursos minerais para ajudar a desenvolver as suas economias e criar melhores condições de vida para as populações.

“ Para termos países que num futuro próximo não sejam totalmente dependentes de recursos petrolíferos como são hoje, começamos nós mesmos a criar condições para que os jovens africanos possam ter mais acesso à educação e formação”, asseverou.

Falando para os membros da APPO, o secretário de Estado diz ser importante aplicar a estratégia de política interna, visando materializar todos os programas que tenham sido discutidos, mas que não têm sido implementados.

Recordou que o Governo aprovou em 2021 a lei sobre o conteúdo local no sector petrolífero, que permite fomentar a participação do empresariado nacional na actividade petrolífera.

A 3ª reunião dos NOC da APPO, para além da abordagem do resultado da 2ª reunião, realizada a 19 de Julho deste ano, em Abuja, Nígeria, aborda temas ligados às opções de financiamento de projectos e operações de petróleo e gás, as infra-estruturas transfronteiriças e mercados regionais.

 As NOC dos países membros da APPO estão a analisar a estratégia de longo prazo da organização e debater sobre a criação de um fundo para alavancar a indústria petrolífera africana.

A APPO foi criada a 27 de Janeiro de 1987, em Lagos, Nigéria, para servir de plataforma de cooperação e coordenação de esforços, colaboração, partilha de conhecimentos e competências entre os países africanos produtores de petróleo.



Tags


Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

Resenha internacional da semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+