Uíge - O secretário de Estado para as Florestas, André Moda, defendeu hoje, sexta-feira, no município de Quitexe, província do Uíge, melhor gestão florestal no país, a fim de criar emprego e contribuir para o combate à fome e à pobreza no seio das famílias.
André Moda teceu essas considerações quando falava no encontro que manteve com as autoridades tradicionais e membros de auscultação social dos municípios de Quitexe e Ambuila, para explicar sobre a implementação do Programa de Exploração do Regime de Concessão Florestal.
Lembrou que a província do Uíge é uma das maiores com cobertura florestal do país, com um volume de 40 mil metros cúbicos de madeira explorados/ano.
Disse que uma indústria florestal forte e moderna contribui para o desenvolvimento das localidades, justificando que cria emprego para os jovens e, subsequentemente, combate à fome e à pobreza.
Lembrou que as florestas fazem parte dos três recursos estratégicos do país, depois do petróleo e dos diamantes.
Defendeu, igualmente, a necessidade de as autoridades tradicionais das duas localidades colaborarem com as empresas que pretendem investir na exploração de madeira.
Durante o encontro, o responsável, que encerra sábado, 09, a sua jornada de trabalho de três dias à província do Uíge, explicou, detalhadamente, o Programa de Exploração Florestal no Regime de Concessão.
O encontro contou com a participação de autoridades tradicionais, órgãos de defesa e segurança, empresas de exploração de madeira, entre outros convidados.
No município de Quitexe, André Moda, acompanhado pelos membros do governo local e administradores de Quitexe e de Ambuila, visitou uma empresa de exploração de madeira.
Lembrou que que as empresas de exploração de madeira devem plantar árvores, no âmbito das concessões florestais. NM/JAR