PRODESI no Bié com resultados satisfatórios

     Economia              
  • Bié • Quarta, 20 Setembro de 2023 | 18h37
Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis
Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis
José Cachiva-ANGOP

Cuito - O secretário de Estado para o Planeamento, Milton dos Santos Reis, considerou esta quarta-feira, no município do Cuito (Bié), satisfatório os resultados obtidos nos projectos financiados através do Prodesi.

Milton dos Santos Reis, que falava à imprensa local, no final de uma visita a projectos financiados, sublinhou que o Governo estará sempre disponível para apoiar as cooperativas agrícolas e produção avícola.

Referiu ainda que o Executivo vai continuar a fazer todo esforço para mobilizar recursos, para financiar mais projectos, essencialmente no domínio da transformação e conservação de bens agrícolas, através do fundo de garantia de crédito e outras linhas.

O secretário de Estado para o Planeamento, Milton dos Santos Reis, constatou  o funcionamento das cooperativas Epocoloco, na comuna do Trumba (Cuito), AVIPAL (vocacionada à produção de ovos), ENSW- fiscalização e consultoria, bem como cinco vendedores de frescos.

Já Domingos Chimuco, membro da cooperativa Epocoloco, que beneficiou-se de 50 milhões de kwanzas, no âmbito do PRODESI, disse estar satisfeito com o apoio do Governo.

Essa ajuda, adiantou, permitiu, na presente campanha agrícola, cultivar em 250 hectares, tendo colhido mais de 60 toneladas de milho, 25 feijão, uma de trigo, 10 de repolho entre outros produtos.

Actualmente com 100 associados, para campanha agricola2023/2024 prevê ampliar até 500 hectares, com intuito de incluir a produção do feijão manteiga, soja, trigo, batata rena e doce e outros.

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) criou até agora dois mil 632 postos de trabalho, bem como 10 mil 274 empregos indirectos.

No quadro do PRODESI, no Bié foram financiados 18 projectos, no valor de 760 milhões 930 mil 784 kwanzas, pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Os projectos situam-se no município do Cuito, com cinco, Chitembo e Catabola, com três cada, Capacupa e Nharêa, com dois cada, enquanto o Andulo, Chinguar e Cunhinga tiveram cada um.

Na linha de crédito de modernização de expansão das actividades no sector da agricultura, pecuária e pescas, aprovado pelo executivo, no valor de 12,5 mil milhões de kwanzas, foram seleccionados 18 projectos de cooperativas, dos quais 16 já financiados, no valor total 550 milhões de kwanzas.

Para o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), a província teve mais de mil projectos inscritos, destes apenas cinco foram financiados, no total de 20 milhões de kwanzas, nos municípios do Cuito, Camacupa e Cunhinga.

Para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), o Bié inscreveu 40 projectos, sendo 13 aprovados e financiados, com o valor total 202 milhões 324 mil 33 kwanzas e 81 cêntimos, implementados nas municipalidades do Andulo, Cuito Camacupa, Nhârea, Catabola e Cunhinga.

Já no Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), foram inscritos 197 projectos, 46 foram aprovados e financiados, no valor de um mil milhão 658 milhões e 710 mil kwanzas.BAN/PLB



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+