Luanda – O secretário de Estado para Indústria, Carlos Rodrigues, avaliou, esta semana, o estado actual dos pólos industriais de Viana, em Luanda, e da Catumbela (Benguela), com vista a aferir o nível de operacionalidade destas infra-estruturas.
Na ocasião, o dirigente constatou o funcionamento e os níveis de produção das fábricas instaladas nos respectivos parques industriais e inspeccionou a organização administrativa interna destes empreendimentos, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira.
De igual modo, a visita de trabalho incidiu na avaliação do estado da estrutura societária dos órgãos sociais dos pólos, relatórios de contas e de gestão, assim como aferir os pareceres do conselho fiscal.
Em Benguela, o secretário de Estado constatou o estado das infra-estruturas do Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), onde verificou que as contas desta empresa foram aprovadas com reservas, em 2023.
Segundo a nota, Carlos Rodrigues inteirou-se do processo da instalação de água, energia eléctrica, visando à atracção de novos investidores e melhoria dos níveis de produção das unidades fabris.
Na sua visita, o secretário de Estado visitou também a comuna do Biópio, uma extensão da zona industrial do PDIC, numa aérea de mil hectares, que constitui a fase 2 desse pólo, que tem sido ocupado ilegalmente.
No final da joranada de campo, o dirigente recomendou aos conselhos de administração dos dois pólos a traçar estratégicas e cria dinamismo focado na atracção de novos investimentos. OPF/QCB