Saurimo – O município de Saurimo (Lunda Sul), vai ganhar em um ano e seis meses, condomínio habitacional denominado “Bela Vista”, com vista a suprir as dificuldades de habitabilidade da população, uma iniciativa da empresa chinesa “China Chong Sendo Grupo”.
A primeira pedra para a construção das habitações, que tem um custo de 10 bilhões de kwanzas, foi testemunhada na segunda-feira, pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto.
O condomínio Bela Vista será construído numa área de 144 mil metros quadrados, sendo que numa primeira fase comportará 289 casas do tipo T3, T4 e T5.
Na ocasião, o presidente do grupo empresarial chinês, Su Guang Yong, disse que o projecto vai garantir mais de 500 postos de empregos aos jovens da circunscrição e permitir a melhoria das condições de habitabilidade para a população.
Explicou que após o seu término da comnstrução das habitações, numa primeira fase, serão vendidas e, posteriormente, far-se-á recurso a renda resolúvel.
O condomínio terá parque de estacionamento, zonas verdes, sistema de drenagem e água, energia eléctrica, creche, 30 lojas, posto médico e segurança, para mais de uma centena de famílias.
Por seu turno, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, parabenizou a empresa chinesa em abraçar os apelos das autoridades governamentais, no sentido de se investir na área imobiliária na região, uma vez que, com o projecto consumado, beneficiará maior parte dos funcionários públicos e privados, que há muito procuram de moradias dignas.
Sublinhou que a província da Lunda Sul dispõe de enormes recursos hídricos, mineiras e terras aráveis, daí que, os empresários podem investir ainda mais noutros sectores, com destaque para a agricultura, pecuária, indústria, transporte, com o fim de garantir postos de trabalho para os jovens e melhorar as condições de vida das populações.
A empresa chinesa “China Chong Sendo Grupo” está em Angola há dois anos e actua no ramo da imobiliária e construção de estradas. Saurimo é o primeiro destino do seu investimento fora da capital do país (Luanda).