Luanda – O saldo da conta corrente manteve-se superavitário no primeiro trimestre deste ano, situando-se em 1 520,6 milhões de dólares (1 dólar vale 852 kwanzas), equivalentes a 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que representa um aumento de 19,5% face ao trimestre anterior.
Esse comportamento da conta corrente derivou, fundamentalmente, da redução do saldo deficitário dos rendimentos em 38%, serviços 0,7% e das transferências correntes em 6,9%, segundo o Banco Nacional de Angola (BNA).
Por sua vez, a conta capital e financeira registou um défice de USD 1 047,2 milhões, contra USD 686,6 milhões registados no trimestre anterior, justificado principalmente pelo desempenho dos capitais de médio e longo prazo.
Em relação a posição líquida do investimento internacional, registou-se um desagravamento do seu défice na ordem de USD 292,4 milhões, como resultado, principalmente, da redução dos passivos com não residentes.
O BNA avança também que as reservas internacionais líquidas fixaram-se em USD 14 316,2 milhões no final do primeiro trimestre de 2024, garantindo uma cobertura de 7,6 meses de importação de bens e serviços. HM/QCB