Luanda – Os salários de Julho foram liquidados até à última sexta-feira (28/07) e o Tesouro Nacional está engajado na regularização de outros compromissos do Estado, revelou à ANGOP, esta segunda-feira, em Luanda, uma fonte do Ministério das Finanças.
Um responsável daquele departamento ministerial disse que o MINFIN tem vindo a trabalhar no sentido da criação de um quadro provisional estável das despesas públicas, principalmente dos salários.
Adicionalmente, a fonte anunciou que o complemento do décimo terceiro mês será pago de forma faseada, em quatro prestações, de Agosto a Novembro. “Fazemo-lo dessa forma para aligeirarmos o esforço de tesouraria e estamos a seguir a estratégia que já havíamos abraçado há alguns anos”, disse.
A mesma fonte esclareceu, também, que circulou, há alguns dias, uma nota do Tesouro dirigida aos gestores públicos sobre “restrições” na atribuição de quotas financeiras às unidades orçamentais neste trimestre.
“Essa abordagem se insere na estratégia de focarmos o nosso esforço na homologação de ordens de saque já geradas e pendentes de pagamento para, assim, conferirmos maior desafogo e liquidez às empresas que fornecem bens e prestam serviços ao Estado”, afirmou, ao clarificar o trabalho que será feito pelo Tesouro nos próximos meses.
A fonte do MINFIN recomenda ainda aos gestores públicos uma gestão “parcimoniosa” dos recursos e aconselha a limitação, tanto quanto possível, de despesas associadas a viagens e a bens não essenciais ao funcionamento da actividade de cada unidade orçamental.