Sumbe – Com um investimento de 20 milhões de dólares norte-americanos, a empresa SAINT BASE, de direito angolano, iniciou, esta sexta-feira, a explorar o quartzo no município da Conda, província do Cuanza-Sul, para um período de 10 anos, soube a ANGOP.
Em declarações à imprensa, após o início das operações, o representante da empresa SAINT BASE, Domingos dos Santos, disse que o projecto vai, inicialmente, explorar numa área de quatro mil metros quadrados, que abrange as imediações da Fazenda Quissassa, na localidade do Jombe.
Acrescentou que actividade será assegurada por 80 cento da mão-de-obra local, de modo a preservar a empregabilidade juvenil.
Disse que a empresa pretende contribuir no desenvolvimento do município e, dentro das suas responsabilidades sociais, irá dar apoios necessários para as comunidades circunvizinhas.
Por sua vez, o administrador adjunto para a área técnica e infra-estruturas do município da Conda, José Bumba, pediu a empresa a agir de acordo com a legalidade em vigor no país e na base do Código Mineiro.
Disse que a municipalidade tem capacidade interna deste recurso essencial à transição energética.
Na província do Cuanza-Sul explora-se o quartzo, sobretudo, no município da Conda, cuja estatística apontou que em 2023 houve uma produção de uma tonelada e 450 quilogramas, com um valor arrecadado de um milhão, 294 mil e 689 Kwanzas.LC/ALH