Luanda – O empresariado privado constitui-se num parceiro estratégico do sector público, com realce ao acesso a mercados, industrialização e desenvolvimento socioeconómico regional, considerou, esta quarta-feira, em Harare (Zimbabwe), o presidente do Conselho Empresarial da SADC, Vicente Soares.
Ao intervir na 7ª edição da Semana da Industrialização da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre de 28 de Julho a 2 de Agosto, em Harare, o também presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), disse que as 16 câmaras de comércio nacionais e as seis associações empresariais da África Austral têm influenciado positivamente as políticas nos países membros desta comunidade.
Citado em nota, considerou o sector privado como um parceiro do sector público que tem influenciado na elaboração de políticas públicas, no que respeita ao acesso ao mercado, industrialização e desenvolvimento da cadeia de valor.
O Conselho Empresarial é composto por 16 Estados membros da SADC, com objectivo de promover o crescimento económico sustentável e equitativo, bem como o desenvolvimento socioeconómico por meio de sistemas produtivos eficientes da cooperação e integração na região.
Na 7ª edição da Semana da Industrialização da SADC estão presentes empresas dos 16 Estados Membros desta comunidade, o que constitui uma oportunidade única para os empresários de Angola explorarem e concretizarem parcerias comerciais e de investimento industrial, usando as cadeias de valor regionais.
No final desse evento, o angolano Vicente Soares vai cessar as funções de presidente do Conselho Empresarial da SADC. OPF/QCB