Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rubricado acordo para fortalecer o mercado de capitais em Angola

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 18 Junho de 2021 | 17h23
Interior de Indústria (Foto ilustração)
Interior de Indústria (Foto ilustração)
Cedida

Luanda – A Corporação Financeira Internacional (IFC), do grupo Banco Mundial, e a Hemera Capital Partners rubricaram, na quinta-feira, um acordo de fortalecimento do mercado de capitais e canalização de novas fontes de financiamento para empresas angolanas que necessitem de capital de giro.

Segundo uma nota que a ANGOP teve acesso, nesta sexta-feira, o acordo vai permitir que as duas instituições possam trabalhar com os vários intervenientes do mercado, para estruturar um veículo de investimento, impulsionador da negociação no mercado secundário de obrigações do país.

A nota diz que o IFC e a Hemera Capital Partners esperam que o veículo de investimento seja lançado nos próximos meses, sujeita à aprovação pela gestão e conselho de administração de ambas organizações.

"O mercado de capitais em Angola, ainda que numa fase inicial de desenvolvimento, tem potencial para impulsionar o sector privado", afirmou Miguel Raposo Alves, PCA e Administrador Executivo da Hemera Capital Partners, citado na nota.

Hector Gomez, do IFC para Angola, entende que “o veículo de investimento, quando implementado, ajudará a canalizar liquidez tão necessária às empresas privadas e representará um passo importante no desenvolvimento do mercado de capitais local como fonte de financiamento para o sector privado de Angola”.  

Os mercados de capitais locais podem proteger uma economia dos fluxos de capitais voláteis, reduzir a dependência de um país da dívida externa, bem como fornecer financiamento de risco, aumentando o acesso a longo prazo e em moeda local, para o sector privado, um factor-chave para o crescimento das empresas e geração de emprego.

Segundo o informe, o Governo angolano é actualmente o único emitente activo de obrigações no país, enquanto as instituições financeiras têm sido as principais investidoras nestas obrigações.

A recessão recente, causada pela queda do preço do petróleo e exacerbada pela COVID-19, levou a uma crise de liquidez no mercado secundário de obrigações.

Estima-se que o mercado de Obrigações do Tesouro emitido para a regularização de atrasados ande em torno de 1,5 mil milhões de dólares norte americanos.

“O mercado de capitais de dívida é um mecanismo importante para dar uso da poupança interna, nomeadamente, a que é gerida por fundos de pensões e outros investidores institucionais – para financiar empresas produtivas na economia local”, disse Adel Meer, Manager do Departamento Global de Upstream para instituições financeiras do IFC.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+