Rovos Rail destaca qualidade e segurança do CFB

     Economia              
  • Moxico • Domingo, 28 Julho de 2024 | 17h58
Comboio turístico sul-africano ROVOS RAIL
Comboio turístico sul-africano ROVOS RAIL
David Dias-ANGOP

Luena – Rohan Rovos, proprietário do luxuoso comboio sul africano Rovos Rail, destacou, este domingo, no Luena, a "excelência", segurança e assistência técnica da linha férrea do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), em comparação com outros países por onde passou.

O empresário sul-africano do ramo hoteleiro e ferroviário, reiterou que a linha férrea de Angola está "excelente", manifestando-se orgulhoso por chegar ao Luau, primeira localidade angolana, após deixar a República Democrática do Congo (RDC).

Sublinhou que foi no Luau, onde o comboio "Rovos Rail", que transporta  60 pessoas, entre turistas, beneficiou de assistência e outras condições técnicas para facilitação da viagem.

 Rovos Rail é uma companhia privada que opera no ramo dos Transportes Ferroviários com sede na histórica Estação Ferroviária Capital Park em Pretória, África do Sul.

Com mil 344 quilómetros, do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), fronteira com a República Democrática do Congo, o Caminho de Ferro de Benguela é a maior linha férrea do país e é transatlântica.

A sua reabilitação, antes da reabertura em 2012, teve um custo estimado em 1,8 mil milhões de dólares da linha de crédito da China.

A reabilitação da linha ferroviária tinha sido adjudicada pelo Governo à CR-20, em Janeiro de 2006, tendo as obras iniciado dois anos depois. 

Entre Lobito  e Luau, foram construídas e reabilitadas 67 estações, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. MT/TC/YD





Notícias de Interesse

Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

Empregadas mais de 12 milhões de pessoas em Angola

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h16

+