Luena – O Presidente do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), António Manuel Cabral, anunciou hoje, no Luena, o aumento para seis comboios de passageiros no sentindo Cuito/Luena/Luau e vice-versa, a partir de segunda-feira (14).
No sentido Cuito (Bié)/Luena (Moxico) e vice-versa, eram realizadas quatro viagens semanais e deverão aumentar para seis, os mesmos para a rota Luena/Luau contra as anteriores três comboios.
Considerou que a rota Cuito/Luena/Luau é de “grande pressão” a nível do CFB, por ser usada pela população do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.
Reiterou estarem a reparar carruagens que em breve estarão em circulação, sobretudo, sentido Lobito/Huambo.
Por outro lado, António Cabral informou que a empresa anualmente transporta 350 mil toneladas de produtos diversos do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), com maior realce os combustíveis, material de construção, géneros alimentícios, cobre e o manganês.
Relativamente a organização das questões de bilhetes, assegurou estar a se criar medidas de protecção dos bilhetes, com vista a banir a sua reprodução fraudulenta.
Por outro, anunciou a construção, na cidade do Luena, de um novo terminal de passageiros, para possibilitar maior organização dos viajantes no embarque e desembarque.
O Caminho-de-Ferro de Benguela é a maior companhia ferroviária de Angola, atravessando o país desde a cidade costeira do Lobito, na província de Benguela, até ao Luau (Moxico). Tem 67 estações em mil e 866 quilómetros de extensão da linha férrea.
A empresa conta com uma força de trabalho activa de mil e 325 trabalhadores nas áreas administrativa, atendimento público e oficinas.