Luanda – A rota Luanda/Kinshasa passará a contar, a partir de 14 de Agosto deste ano, com quatro frequências semanais de voos da TAAG, que sairão da capital angolana segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sábado de cada semana.
A respectiva rota será operacionalizada por uma aeronave modelo DASH-8, com capacidade para transportar 74 passageiros, sendo 64 em classe económica e 10 em classe executiva, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
De acordo com o documento, o reforço das frequências visam fomentar as trocas comerciais, desenvolver negócios e a mobilidade entre Angola e República Democrática do Congo (RDC), bem como dar resposta aos indicadores de procura de mercado.
Essa iniciativa, surge numa altura em que decorre, em Kinshasa, o 1º Fórum Económico Angola – RDC, sob o tema “Parcerias económicas rumo a um crescimento mútuo”, que reúne representantes do Governo de ambos países, entidades de fomento ao investimento, classe empresarial, entre outros participantes.
Para além de Angola compartilhar uma fronteira terrestre extensa (cerca de dois mil e quinhentos quilómetros) com a RDC, ambos países desenvolvem uma forte cooperação em vários domínios.
Adicionalmente, os dois países estão integrados em organizações regionais, como a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Fundada em 1938, a TAAG, uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, tem conectado os angolanos através de ligações domésticas e internacionais, disponibilizando 12 destinos domésticos e 13 destinos internacionais.
Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente transporte de carga.QCB/BA