Luanda - A Rede Nacional de Transporte de Electricidade anuncia que está a proceder a testes de comissionamento da última unidade geradora da central do Projecto de Aproveitamento da Barragem de Hidroeléctrica de Laúca.
Com a conclusão dos testes e a entrada em serviço desta unidade, ficam disponíveis, a partir do aproveitamento, 334 megawatts, ou seja 2004 megawatts.
Conforme um comunicado da RNT, a que a ANGOP teve acesso, este aumento representa um ganho "notável em termos de potência no sistema eléctrico público".
Face aos testes, de acordo com a nota, estão a ocorrer perturbações na rede de distribuição, consubstanciada em cortes, oscilações e eventuais restrições no atendimento em várias regiões que dependem deste aproveitamento hidroeléctrico.
Preve-se para a província da Huíla, por exemplo, cortes no fornecimento de energia em várias zonas, neste domingo, entre 06h00 e as 16h00.
Devido o défice de potência no sistema eléctrico, estão de fora localidades dos municípios da Chibia, Quipungo e Lubango, segundo uma nota do centro de distribuição da ENDE na Huíla.
A Central Hidroeléctrica de Laúca, construída desde 2012, no rio Cuanza, entre as províncias de Malanje e Cuanza Sul, é a maior barragem do país, com capacidade de produção máxima de 2070 MW.
A sua base de operações está na vila de Laúca, no município de Cacuso, em Malanje.