Icolo e Bengo - uma equipa da Rede Nacional de Transporte de Electricidade-EP (RNT) detectou, acidentalmente, esta semana, quatro minas, no percurso da libha Cambambe-Catete/Luanda, soube-se esta sexta-feira.
Os engenhos foram encontrados enquanto uma equipa afecta à Direcção de Exploração Regional Luanda, efectuava uma manutenção, no âmbito da sua normal actividade de limpezas das faixas de servidão (percursos vegetados situados debaixo das LT–Linhas de Transporte de Electricidade).
Segundo uma nota de imprensa da RNT a que a ANGOP teve acesso hoje, os factos ocorreram nos dias 23 a 25 do corrente, concretamente na zona adjacente ao Posto de Controlo do Botomona (proximidades de Calomboloca, município do Icolo e Bengo.
Na ocasião, avança o informe, uma das minas explodiu, em virtude de ter sido involuntariamente accionada por uma máquina buldózer que se encontrava em actividade, porém, sem danos humanos ou materiais.
Acto contínuo, a RNT-EP comunicou aos órgãos de defesa e segurança, que removeram as minas, localizadas nos perímetros entre as Torres nº 291 e 292 relativas à LT Cambambe-Catete 1 de 220 kV.
A RNT revela ter localizado outras três minas, na localidade de Catete, sentido Viana, na Torre nº 327, que serão removidas em breve.
"Com efeito, e face a essas ocorrências, a RNT-EP apela aos órgãos de defesa e segurança do Estado, a fim de exercerem maior intervenção nos referidos troços, pois, estão em causa a segurança pública, a vida das populações e a contínua preservação dos bens e activos públicos que garantem o Transporte de Electricidade às múltiplas comunidades do País", lê-se no documento.
De igual modo, alerta aos malfeitores, praticantes de actos de vandalismos aos bens públicos, a evitar tais acções, porque podem ser, igualmente, vítimas dos próprios engenhos. AJQ