Restabelecida circulação rodoviária entre Dala e Nhambaca

     Economia           
  • Lunda Sul • Quarta, 19 Julho de 2023 | 18h47
1 / 2
Inauguração da Ponte Sobre o Rio Mucumbi na Regedoria do Nhambaca, Lunda Sul
Inauguração da Ponte Sobre o Rio Mucumbi na Regedoria do Nhambaca, Lunda Sul
Quintas Benjamim-ANGOP
2 / 2
Momentos da Inauguração da ponte sobre o Rio Mucumbi na Localidade de Nhambaca
Momentos da Inauguração da ponte sobre o Rio Mucumbi na Localidade de Nhambaca
Quintas Benjamim-ANGOP

Saurimo – A circulação rodoviária entre a sede municipal do Dala e a localidade do Nhambaca, Província da Lunda Sul, condicionada há mais de cinco anos, foi restabelecida hoje, quarta-feira, com a conclusão da montagem de três pontes sobre os rios Mucumbi, Luzeji e Tchikonde, situada na zona limítrofe entre as duas localidades.

Trata-se de duas pontes metálicas, com 27 e 30 metros de comprimento e cinco de largura cada, e uma de madeira de 24 metros. As mesmas possuem, apenas, uma faixa de rodagem, e têm a capacidade para suportar 35 toneladas cada.

O projecto está enquadrado no Programa de Montagem de Pontes nos Municípios, levado a cabo pelo Ministério das Obras Públicas, desde 2021.

As estruturas, montadas em 90 dias, substituem três estruturas improvisadas de troncos de eucaliptos, que há muito vinha pondo em risco a vida das populações, sobretudo na época chuvosa, em que os rios tendem a transbordar.

Durante uma visita efectuada à região de Nhambaca, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que as pontes vão minimizar as dificuldades de tráfego neste troço, bem como impulsionar a actividade agrícola, pecuária e as trocas comerciais com diferentes localidades do município do Dala.

O governante fez saber ainda que no mesmo troço falta instalar três pontes sobre os rios Karimba, Khonden e Mufunga.

A par das pontes, disse que será intervencionado o mesmo troço numa extensão de 90 quilómetros, onde já foi orientado o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estrutura, Cláudio Pemessa, para preparar o kit de manutenção e conservação de estradas, para dar início aos trabalhos de terraplenagem.

Entretanto, a administradora comunal do Cazage, Fernanda Madalena,  disse que as pontes   vão  evitar o isolamento da comuna à sede municipal (Dala).

Por sua vez, o soba local, Agostinho Mutunda, disse que a ponte vai facilitar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de consumo, até então feita por vias alternativas que encareciam a viagem.

Durante a sua estada, na regedoria do Nhambaca, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, entregou bens alimentares diversos, equipamentos desportivos, inputs agrícolas, duas motorizadas de três rodas, entre outros produtos.

A comuna de Cazage, que dista  233 quilómetros da sede capital da província (Saurimo), possui uma superfície de cinco mil 503 quilómetros quadrados, dividida em três regedorias e igual número de aldeias, com uma população estimada em seis mil 357 habitantes, de origem Bantu, constituída por Minungos e Cokwê.

A comuna do Cazage é uma região com grande potencial agrícola, com destaque para a produção da mandioca, batata-doce, feijão macunde, entre outras culturas.QB/JW/BA





Notícias de Interesse

+