Cassongue - A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Sul, Marta Muhongo, enalteceu, esta quarta-feira, no município do Cassongue, o contributo da mulher rural na preservação da biodiversidade e na garantia da segurança alimentar.
Ao intervir na abertura do 11º Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural, a responsável referiu que as mulheres são responsáveis pela produção de metade dos alimentos a nível mundial.
“As mulheres do meio rural são um verdadeiro exemplo de inspiração na produção agrícola, pois durante as feiras de exposição, que temos acompanhado, têm demonstrando que são verdadeiras empreendedoras", disse.
Entretanto, reconheceu que, apesar dos esforços empreendidos na produção de alimentos, esta franja ainda enfrenta algumas barreiras, relacionadas com a descriminação no local de trabalho, acesso à terra, sementes, ferramentas de trabalho, créditos bancários, entre outras.
Por sua vez, o administrador municipal do Cassongue, David Domingos, afirmou que o seu pelouro vai continuar a apoiar "estas guerreiras", em prol do desenvolvimento da actividade agrícola na região.
“Reconhecemos o trabalho desenvolvido pelas mulheres do meio rural na diversificação da economia, razão pela qual vamos continuar a apoiar”, acrescentou.
Sob o lema “Mulheres no Meio Rural, a Chave para o Desenvolvimento”, o fórum visa incentivar a implementação de projectos que contribuam para a melhoria das condições e integração da mulher no meio rural no processo de desenvolvimento em curso no país.
Participam no evento membros do Governo local, administradores municipais, líderes de cooperativas e de associações de camponeses, técnicos agrários e agricultores, que estão a abordar temas relacionados com o programa nacional de desenvolvimento rural, agricultura familiar no desenvolvimento das comunidades, participação no cooperativismo, entre outros.IS/MCN