Luanda – O processo de reorganização do mercado da Avó Mabunda estará concluído nos próximos dez dias, de modo a permitir maior controlo e saneamento do recinto, informou esta segunda-feira, em Luanda, o seu administrador, Jeremias Lucas.
Ao intervir na primeira reunião ordinária com as vendedoras locais, o administrador referiu que o mercado da Mabunda terá quatro áreas para a venda de produtos como peixe, marisco, entre outros, de modo a promover um negócio transparente e justo.
Segundo o responsável, o cadastramento dos vendedores do mercado aconteceu nos meses de Novembro e Dezembro, envolvendo 913 vendedoras.
As pessoas cadastradas terão um número de identificação, um espaço de um metro e meio para a bancada e deverão pagar de emolumentos entre 300 e 500 kwanzas, dependendo do negócio adoptado.
Sobre o saneamento, apontou como solução a criação de pequenas cooperativas de jovens, com um salário equivalente ao mínimo nacional (cerca 33 mil kwanzas), para a limpeza do mercado.
A reunião serviu para auscultar as inquietações das vendedoras e empresários do mercado, com destaque para o saneamento e a delinquência.
O mercado da Mabunda está localizado no distrito urbano da Samba, em Luanda. ML/OHA