Relatório Bienal revela fraco financiamento na agricultura em África  

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 22 Setembro De 2022    12h26  
Agronegócio constitui uma das prioridades principais do Governo angolano
Agronegócio constitui uma das prioridades principais do Governo angolano
Francisco Miudo/ANGOP

Luanda - O baixo desempenho na  erradicação da pobreza e combate à fome no continente africano é resultado do fraco financiamento de investimentos na agricultura nos países, aponta o terceiro Relatório Bienal do Programa Compreensivo de Desenvolvimento Agrícola Africana (CAADP).  

Em função dessa constatação, o terceiro relatório de revisão recomendou aos Estados Membros da União Africana (UA) o aumento dos gastos públicos com a agricultura e o acesso dos agricultores a insumos e tecnologias agrícolas.

Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, os resultados do terceiro relatório de revisão indicam que o continente não está em vias de atingir e de cumprir os objectivos traçados até 2025, contudo, realça que  estão a ser feitos alguns progressos positivos.

Dos 51Estados Membros que relataram o progresso na implementação do programa  durante o ciclo de revisão bienal de 2021, aponta o documento, apenas o Ruanda está no caminho certo para alcançar os compromissos do programa detalhado de desenvolvimento da agricultura africana (CAADP), fruto do investimento feito neste sector.  

Por outro lado, sublinha que o processo de implementação do programa compreensivo de desenvolvimento agrícola africana deve conter  argumentos comuns para levar avante na implementação e a aceleração do crescimento e transformação da “Declaração de Malabo”.

O relatório avança ainda que, durante o período em análise do sector agrícola em África, foi apontada a necessidade de se desenvolver e implementar um plano para apoiar os Estados Membros na preparação e ampla divulgação de resumos de políticas, bem como notas técnicas para apoiar a tomada de decisões.

Conclusões e principais destaques

A declaração de Malabo - um instrumento que  foi adoptado em 2014, pelos  Estados-membros da UA, recomendou que se deviam ter elaborado Planos Nacionais de Investimento Agrícola (NAIP) até 2018, como instrumentos fundamentais para a implementação de programas que permitissem cumprir os sete compromissos deste programa.  

“Infelizmente, até agora, nem todos os Estados-Membros adoptaram este processo de forma plena e coerente. Este facto contribuiu significativamente para que o continente não estivesse em vias de atingir as metas perspectivadas”, menciona o relatório.

Constam também das recomendações, o investimento na construção de resiliência, investimento em tecnologia de armazenamento pós-colheita para limitar as perdas pós-colheita, fortalecimento da colecta de dados agrícolas e sistemas de gestão para garantir que todos os objectivos e metas sejam cumpridas.  

Foi também reforçado,  nas recomendações, a temática de actuação, "re-compromisso" com os princípios e valores do processo CAADP, o aumento do financiamento do investimento na agricultura, redução da pobreza pela metade, até 2025, impulsionamento do comércio intra-africano de produtos e serviços agrícola e aumento da resiliência dos meios de subsistência e dos sistemas de produção à variabilidade climática e outros riscos relacionados.

Além disso, é novamente enfatizado  que os Estados Membros da UA trabalhem em colaboração com todas as partes interessadas, devendo assegurar que os processos de diálogo nacional sejam convocados para reflectir e discutir os resultados para acelerar o cumprimento da “ Declaração de Malabo “.

O documento refere que continua ainda a inspirar um amplo interesse e diálogo sobre a transformação agrícola em África, conforme desejado pela declaração de Malabo, tanto o processo do quadro de resultados bem como do painel de  instrumentos fundamentais para facilitar o mecanismo de revisão pelos pares consagrado nos princípios da UA e na agenda original da Nova  pareceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).





Notícias de Interesse

+