Regedor do Luaxe defende mais empregos para jovens do Luele

     Economia           
  • Lunda Sul • Terça, 28 Novembro de 2023 | 12h35
Muzeno Moçambique, Soba do Luaxe
Muzeno Moçambique, Soba do Luaxe
João Wassamba

Saurimo – O Regedor da localidade do Luaxe, Muzeno Moçambique, pediu hoje, terça-feira, em Saurimo, Lunda Sul), mais empregos para os jovens da circunscrição da mina do Luele.

Em declarações à ANGOP, após a inauguração da mina do Luele, pelo Presidente da República, João Lourenço, o regedor afirmou que,  apesar da mina nesta fase empregar alguns jovens, mas há outros por inserir no quadro das solicitações feitas e nos acordos mútuos firmados.

Muzeno Moçambique disse que a mina do Luele pode igualmente criar espaços para servir de salas de aulas, para ministrar cursos profissionais, como operador de máquinas e outros, para que os jovens possam abosorver conhecimentos que os habilite ao emprego.

Por outro lado, afirmou que a mina constitui um ganho para a província, pois irá contribuir para o desenvolvimento da região, esperando que, no âmbito social, se construa mais escolas, espaços de lazer, sistemas de captação e abastecimento de água, entre outros.

Para o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, a taxa de desemprego na região situa-se em 57,3 por cento, daí que os projectos mineiros e os concursos públicos levados a cabo pelos Ministérios da Educação e Saúde, têm absorvido maior número de jovens.

Sobre a Mina

Localizada na província da Lunda Sul, Luele é uma mina de depósito kimberlítico. Emprega 1.500 trabalhadores e numa primeira fase, a expectativa é que atinja pouco mais de um milhão de quilates por ano e uma receita bruta de 60 milhões USD/ ano.

Implantada numa área de 104 hectares e uma vida útil de 60 anos.    

Um balanço apresentado pela ENDIAMA, em 2021, sobre as realizações da empresa, naquele ano, a mina produziu cerca de 1,7 milhões de quilates de diamantes, numa produção média mensal de diamantes de 143,7 mil quilates.

Até ao momento foram despendidos cerca de USD 59,3 milhões, em trabalhos de pesquisa geológica, USD 415 milhões para a implantação da minha e USD 161 milhões para central de tratamento, totalizando  635,3 milhões dólares. 

A Sociedade conta com a seguinte participação societária: Catoca, com 50,5%, Endiama (25%), Falcon (19,5%), Reform (4,0%) e IGEO (1%).JW/AC





+