Ndalatando - Mais de 2,7 mil milhões de kwanzas foram arrecadados, durante o primeiro semestre de 2024, pela Administração Geral Tributária (AGT), na província do Cuanza-Norte, mais 1,9 mil milhões de kwanzas, face ao igual período de 2023.
Segundo o balanço semestral da segunda Região Tributária da AGT, a que a ANGOP teve acesso hoje, terça-feira, a instituição arrecadou no primeiro semestre do ano passado 714 milhões, 704 mil e 419 kwanzas.
As receitas foram colectadas nas repartições fiscais de Camabatela (município de Ambaca) com 1,9 mil milhões de kwanzas, Ndalatando (capital da província), com 694 milhões, 90 mil e 329 kwanzas, e Dondo (município de Cambambe), com 41 milhões, 137 mil e 849 kwanzas.
Destes valores, destaca o documento, 1,3 mil milhões de kwanzas resultaram da cobrança de imposto industrial, 518,8 milhões de imposto sobre valor acrescentado (IVA).
A cobrança de juros diversos contribuiu com 209,6 milhões de Kwanzas, imposto sobre Rendimento do Trabalho (IRT) com 182 milhões de kwanzas, aplicação de multa com 93 milhões, da aplicação de multas, Imposto Predial Urbano (IPU) com 43 milhões e Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM), com 11,9 milhões de kwanzas.
O documento justifica o aumento das receitas fiscais com a promoção de palestras e seminários para a elevação da consciência tributária dos cidadãos.
Acrescenta, ainda, o reforço da fiscalização da actividade dos contribuintes para o pagamento pontual e regular dos impostos, entre as estratégias para o incremento das arrecadações na província.
A província do Cuanza-Norte é constituída por por 10 municípios e apenas três possuem serviços da AGT (Cazengo, Cambambe e Ambaca). LJ/DS/YD