Receita petrolífera regista aumento acima de 50 por cento

     Economia           
  • Luanda • Terça, 26 Julho de 2022 | 13h02
Produção petrolífera
Produção petrolífera
Divulgação

Luanda - Angola arrecadou, no segundo trimestre deste ano, mais de 11,8 mil milhões de dólares americanos, um aumento de 75,5 por cento em relação ao período homólogo de 2021.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo consultor Gaspar Sermão, durante apresentação do relatório referente ao III trimestre de 2022.

Durante o período em causa, segundo a fonte, foram exportados 103,6 milhões de barris de petróleo bruto, correspondendo a um milhão e 139 mil barris por dia.

Os principais destinos do petróleo bruto foram a China (54,9), a Índia (7,3) Holanda (6,4) por cento.

O preço do barril de petróleo registou, no segundo trimestre deste ano, um valor médio de 113, 93 dólares por barril.

Quanto ao gás, foram arrecadados, no período em referência, 1,11 mil milhões de dólares, menos 9,01 por cento em relação ao trimestre anterior deste ano.

Gaspar Sermão  disse   que foram exportados 1,03 milhões de toneladas métricas de gás butano, maioritariamente para a Asia e Europa.

Por seu turno, o engenheiro João Silva, explicou que o aumento do preço do petróleo no mercado internacional foi motivado pelas sanções impostas a Rússia, a manutenção da oferta gradual de petróleo pela OPEP+, o acordo da UE para o corte de 90 por cento das duas importações de petróleo e produtos refinados.

O especialista aponta ainda a queda da produção da Líbia e do Equador, entre outros factores. 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+