Dundo – A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, anunciou hoje, segunda-feira, no Dundo, que a reabilitação do troço que liga a comuna de Camaxilo ao município do Lubalo, Estrada Nacional 170, numa extensão de 177 quilómetros, inicia em 2023.
Perspectivando o ano económico 2023, Deolinda Vilarinho disse que a empreitada prevê igualmente, a reabilitação dos 93 quilómetros do troço rodoviário que liga o Lubalo à comuna do Xinge, no município de Capenda-Camulemba.
Dos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte, o Lubalo é o único que não está ligado por estrada asfaltada.
Por outro lado, informou que está prevista a conclusão, em Julho de 2023, o troço Rio Lui/Xá-Muteba, Cangolo/Muamussada, Muamussada/Sapimbe e Sapimbe/Rio Tó, na Estrada Nacional 2023, que liga a região leste ao litoral do país.
Disse tratar-se de projectos cuja execução é da responsabilidade do Governo Central, acrescentando que estão também previstos, para o ano 2023, o estancamento de mais de 20 ravinas, com realce para as da Centralidade do Mussungue e da Avenida José Eduardo Dos Santos, no município de Caungula.
Dos projectos cuja responsabilidade é do Governo Central, destaca-se também o início efectivo, das obras do futuro Hospital Geral do Dundo, com mais de 200 camas, que contará com os serviços especiais como a hemodiálise, mamografia e cardiologia. Será uma unidade com salas para cuidados intensivos e pediatria.
Reiterou que a unidade contará igualmente, com um hospital/dia com serviços ambulatórios, um bloco central com quatro salas, um centro obstétrico, um banco de urgência com uma área cirúrgica, duas salas de endoscopia, uma de hemodiálise com duas posições, entre outros compartimentos.
A província da Lunda Norte, com quase um milhão de habitantes, resulta da divisão da antiga província da Lunda, a 4 de Julho de 1978. Está localizada no Leste do país e é constituída pelos municípios de Chitato (capital política e económica), Cambulo, Caungula, Cuilo, Cuango, Capenda Camulemba, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.