Luanda - A circulação rodoviária no troço Serra da Cabatuquila/Rio Lui da Estrada Nacional 230, no trajecto Malanje/Lunda Sul (Saurimo), será interdita a partir desta sexta-feira (dia 28), entre às 21h00 e 5h00 da manhã, num período de um mês, devido à reabilitação da respectiva via.
O encerramento desse troço, num percurso de 28 quilómetros, enquadra-se na sequência da execução do trabalho de drenagem transversal e de movimento de terra que está a ser feito na EN 230 (Estrada Nacional 230), segundo o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
Adicionalmente, na Serra de Cabatuquila está a ser erguido um muro de cerca de três metros de altura, para a defesa das pedras que têm caído na estrada, principalmente no período chuvoso, facto que tem congestionado a circulação rodoviária neste traçado.
Perante esse cenário, foram criados parques provisórios, nos dois sentidos da referida estrada, para o estacionamento de veículos ligeiros e pesados, enquanto a estrada estiver interdita, de acordo com o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
Por isso, o governante apela ao bom senso e colaboração dos automobilistas, obedecendo de forma escrupulosa a sinalização temporária existente no local da empreitada, com vista à conclusão das obras no período previsto.
Na semana finda, Carlos dos Santos efectuou uma visita de trabalho nas províncias de Cuanza Norte, Malanje, Lunda Sul e Lunda Norte, para se inteirar do avanço das obras que decorrem na EN 230 e de outras empreitadas em curso nas respectivas províncias.
No quadro da sua visita, o ministro assegurou que as obras de reabilitação dos 88 quilómetros dos troços Malanje/Mucari/Serra de Cabatuquila serão concluídas em Agosto próximo.
Trata-se dos dois primeiros lotes previstos para Malanje, enquadrados na reabilitação da EN 230, que vai interligar Malanje à região Leste do país.
Actualmente, o troço Malanje/Mucari (57 quilómetros) conta com uma execução física de 93,31 por cento, enquanto o trajecto Mucari/Serra de Cabatuquila (30 quilómetros) tem uma implementação física de 91,78%. QCB/PPA