Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Reabertos 150 estabelecimentos comerciais no São Paulo

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 27 Outubro de 2023 | 18h38

Luanda – Pelo menos 150 estabelecimentos comerciais encerrados em Maio último, nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluanje (São Paulo), já estão reabertos, após serem submetidos ao processo inspectivo da Administração Municipal de Luanda.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, pelo director municipal de Desenvolvimento Económico e Integrado de Luanda, Jofre Silva, no final de um encontro entre os responsáveis da Administração do Município de Luanda e os comerciantes da rua “Lino Amazaga” (Triângulo dos Congoleses), distrito urbano do Rangel.     

Em declarações à imprensa, o responsável esclareceu que os estabelecimentos comerciais reabertos fazem parte de um universo de 236 inspeccionados, no âmbito do Programa de Reordenamento do Comércio (PRC) do Governo Provincial de Luanda (GPL), em curso desde Janeiro deste ano.

Referiu que as acções inspectivas vão continuar, com vista a evitar a comercialização de diversos produtos ao longo dos passeios, pedonais e vias públicas da capital do país.

Quanto ao encontro com os comerciantes, Jofre Silva disse que a reunião visou sensibilizar os vendedores da rua do Triângulo dos Congoleses no sentido de colaborarem com as autoridades locais para evitar a venda de produtos defronte aos armazéns.

Sublinhou que o encontro serviu, igualmente, para reforçar a mensagem sobre a legalização dos estabelecimentos comerciais que ainda funcionam à margem da lei.

Por isso, avançou que, na próxima quarta-feira (2), a administração municipal vai dar continuidade ao programa inspectivo para aferir o cumprimento dos requisitos exigidos para o exercício da actividade comercial no país.

Até Agosto último, o Programa de Reordenamento do Comércio (PRC) permitiu inspeccionar e registar um total de 389 estabelecimentos comerciais existentes nos municípios de Luanda e Cazenga.

O processo, que teve início em Janeiro do corrente ano, permitiu ainda a transferência de vendedores que exerciam a actividade comercial a grosso e venda estática para o Kikolo Shopping e outras áreas reservadas pelas administrações locais.

Dados oficiais indicam a existência de pelo menos 200 mercados e mais de 57 mil bancadas, a nível dos nove municípios que compõem a província de Luanda.

O Reordenamento do Comércio é um projecto do Governo da Província de Luanda que visa garantir uma imagem limpa e hospitaleira à cidade capital do país, com a inserção dos comerciantes nos demais mercados disponíveis em Luanda.

Fruto desse programa, actualmente, já é visível a fluidez do trânsito e circulação cómoda de peões em algumas zonas de Luanda, como São Paulo, 5ª Avenida do Cazenga, Vila do Gamek, Palanca e Rei Mandume, vias anteriormente consideradas críticas do ponto de vista da mobilidade urbana. QCB/AC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+