Uíge – A celebração dos 111 anos da Vila de Quitexe, na província do Uíge, esta quarta-feira, foi marcada com a abertura da segunda edição da Feira do Campo e Indústria.
A feira, com duração de três dias, visa divulgar as potencialidades agrícolas e industriais da localidade, e estão expostos produtos como banana, mandioca, inhame, ginguba, batata doce, laranja, limão, abacate, abacaxi, cana-de-açúcar, berinjela, quiabo, batata-doce e hortaliças.
A administradora Municipal do Quitexe, Dionísia António, considerou o certame uma plataforma para promover a produção local, identificar melhores formas de escoamento da produção para os mercados de consumo e estabelecer parcerias entre produtores e comerciantes.
Disse, igualmente, ser uma iniciativa importante para alavancar a economia do município e mostrar as potencialidades da localidade.
As festividades dos 111 anos da fundação da vila de Quitexe decorrem sob o lema “Juntos celebremos os 111 anos, defendendo os interesses sócio-económicos e o progresso do Quitexe” e estão a ser marcadas por actividades recreativas, culturais e visitas a locais de interesse histórico.
Com 10.872 quilómetros quadrados, o município de Dange Quitexe, que dista a 40 quilómetros da cidade do Uíge (sede capital da província), tem 39 mil 562 habitantes, maioritariamente camponeses, e é composto pelas comunas da Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambamba.
O município conta com 113 fazendas (78 operacionais e 35 inoperantes), 33 associações de camponeses, 395 cooperativas, num total de 4.968 associados.NM/JAR