Lubango - O stand de Quipungo venceu a categoria de Melhor Município, na 30ª edição da Expo-Huíla, que decorreu de 16 a 20 deste mês, no Lubango, sob o lema “Pensar Angola”, e enquadrada nos 121 anos das Festas de Nossa Senhora do Monte.
A vitória é resultado das potencialidades agro-pecuárias, culturais, entres outras, exibidas pelo município e que convenceram o corpo de jurado, que avaliou seus concorrentes da categoria, assim como outros 15 de diferentes áreas.
Sob a égide da Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), o evento contou com a participação de 320 empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras oriundas da Namíbia, África do Sul, Itália, Portugal, Japão e Brasil, distribuídas em 227 stands.
Na categoria sector da agricultura, entre as sete fazendas presentes, venceu a Mumba, ao passo que na de cultura foi vencedora a Aldeia de Criança SOS.
Já na de educação, em que concorreram cinco instituições, venceu o Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), na categoria de transportes estiveram a concorrer duas empresas e venceu o Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM).
A modalidade do comércio foi disputada por 11 empresas e venceu a Comauto, na da Indústria, de 11 concorrentes, venceu a Nutribut, enquanto na de activação de marcas concorreram duas empresas, sendo a AFRICEL a vencedora, e na da hotelaria e turismo, com apenas duas empresas, venceu o Grupo Chicoil.
Na restauração, em que participaram cinco empresas, venceu a Hamburgueria Suculenta, na de novas tecnologias, que contou com cinco empresas, e venceu a SISTEC, enquanto nos serviços, com 13 participantes, ganhou a delegação do Ministério do Interior.
No segmento das empresas das seguradoras a melhor classificação recaiu para a Ensa Seguros, dentre as cinco concorrentes, enquanto na Banca, o Banco Internacional de Crédito (BIC), num universo de oito instituições, obteve a categoria de melhor Stands. BP/MS