Quipungo – Trezentos hectares foram reservados pelas autoridades do município de Quipungo, na Huíla, onde será instalada a central fotovoltaica local, com capacidade de produzir 150 mega watts de energia.
Situada na zona de Calueyo, arredores da sede municipal, a área foi visitada por técnicos do Ministério de Energias e Águas e da empresa Masdar dos Emirados Árabes, contratada para o efeito.
A implementação do projecto da instalação dos painéis solares a acontecer dentro de dias, beneficiará mais de 250 mil famílias nas províncias da Huíla e do Namibe, 90 mil das quais habitantes do Quipungo.
Falando a propósito da implementação do respectivo projecto social, o director de energias renováveis e electrificação rural do ministério de tutela, Serafim da Silveira, sem avançar o orçamento, considerou que após a conclusão da obra, a Huíla o Namibe passam a ter duas centrais de produção de energia limpa.
Por sua vez, o gerente da empresa Masdar, em Angola, Francisco Augusto, afirmou que o espaço constatado favorece e brevemente chegam as máquinas para limpeza e instalação dos painéis solares.
O administrador municipal adjunto para os serviços técnicos e serviços comunitários, em Quipungo, Filipe Cayango, disse que a efectivação central da fotovoltaica na circunscrição é um passo importante para a industrialização do município.
Com uma superfície territorial de cinco mil 675 quilómetros quadrados, o município de Quipungo tem uma população estimada em 215 mil, 196 habitantes e dista a 120 quilómetros a Leste do Lubango. JT/MS