Luanda - O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, defende a necessidade da padronização e certificação do sistema comercial para qualidade dos produtos e serviços, e consequente melhoraria do ambiente de negócio em Angola.
Segundo o governante, os bens e serviços devem ser produzidos com um padrão, observando normas e regulamentos técnicos, testados em laboratórios capacitados e reconhecidos, para um mercado consumidor de produtos conforme e com a qualidade necessária.
"Desta forma estaremos a contribuir para a educação e cultura da qualidade, para um ambiente de confiança, onde prevaleçam critérios de sustentabilidade, competitividade e comparabilidade", reforçou Victor Fernandes, esta quarta-feira.
Ao falar na abertura da IV edição da Semana Nacional da Qualidade (SENAQ 2021), acrescentou que o melhoramento progressivo da qualidade dos produtos de origem nacional poderá substituir as importações e significará a entrada efectiva de Angola em mercados internacionais com competitividade.
O Dia Mundial da Qualidade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e celebra-se, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de Novembro, visando alertar e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade e a importância estratégica da qualidade.
O evento, organizado pelo Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), quer reforçar as medidas de consciencialização para o papel que a qualidade desempenha no equilíbrio da exploração dos recursos, na excelência dos produtos, serviços, no bem-estar das pessoas e na protecção do meio ambiente.
No quadro da iniciativa, está prevista, entre outras actividades, a realização de um Workshop com o tema “Padronização e Certificação de Sistemas e Produtos", e "mesas técnicas de debate".
O INIQ resulta da fusão dos extintos institutos Angolano da Normalização e Qualidade (IANORQ) e Angolano de Acreditação (IAAC).
A fusão dos dois institutos é consequência do processo de reforma do Estado em curso no país, que visa reduzir os encargos com a máquina administrativa do Estado angolano.