Luanda - A Sonangol esclareceu, nessa quinta-feira, que a publicação dos relatórios e contas de 2021, da auditoria independente e do parecer do conselho fiscal, está a depender de elementos obrigatórios de fórum estatutários.
Em nota de imprensa chegada à ANGOP, a petrolífera nacional reage a um Relatório e Contas Consolidado de 2021, supostamente, ligada à Sonangol, posto a circular nas redes sociais.
Segundo a Sonangol, apesar de ter concluído o processo de fecho de contas de 2021, no dia 15 de Junho de 2022, que se seguiu a aprovação pelo seu Conselho de Administração, a 17 de Junho deste ano, as contas não foram oficialmente publicadas, até à data, por estarem em falta elementos obrigatórios de fórum estatutário.
Em Fevereiro deste ano, a petrolífera estatal anunciou ter obtido um resultado operacional positivo em 2021, tendo adiantado prever o regresso aos lucros nesse ano, após ter registado prejuízos de quase 5 milhões USD, em 2020.
Os dados provisórios anunciados, na altura, pelo presidente do Conselho de Administração da petrolífera, Gaspar Martins, apontavam para resultados antes dos juros, impostos e amortizações (EBITDA) na ordem dos 3, 357 milhões de dólares norte-americanos.
Os números foram apresentados durante a habitual conferência de imprensa para apresentação dos resultados provisórios da petrolífera na data do seu aniversário, que decorreu, a 25 de Fevereiro.