Lubango - A província da Huíla vai apresentar, na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA-2023), a decorrer de 10 a 13 de Agosto, no Lubango, as oportunidades de negócio e de investimento na agricultura, na indústria e no turismo, sob a bandeira do seu programa atracção, o "INVESTHUÍLA".
Ao falar à ANGOP hoje, terça-feira, dos preparativos do evento que vai juntar os 164 municípios do país, o director do Gabinete de Comunicação Social da Huíla, Luís Garrido, referiu que a agricultura, a indústria e o turismo serão os focos do interesse da participação da província no evento.
Avançou que na agricultura será apresentado o potencial produtivo da província, com maior incidência na produção de cereais, ao passo que na indústria, a ideia vai ser desafiar investidores a apostarem nesse segmento com a garantia de terem energia do projecto Laúca que até 2024.
Para o turismo, o director afirmou que as autoridades têm preparado um dossiê com as potencialidades turísticas e outros novos destinos, como o excursionismo de investigação, relacionado com a botânica ou a zoologia, o religioso, os monumentos e sítios, entre outras vertentes.
Luís Garrido reforçou que a finalidade é colher investimentos nos três sectores em destaque para que promovam mais desenvolvimento para a província.
Depois de três anos de interregno, por conta da covid-19, a FMCA, sob realização do Ministério da Administração do Território, decorrerá no Lubango sob o lema “A vida faz-se nos municípios”.
O evento visa mostrar o que esta a ser feito no país e quais as perspectivas dos município na vertente social e económica. Durante o evento ocorre o Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, no dia 11, um evento em que vai debater assuntos relacionados com a administração local.
A província da Huíla com 79 mil e 22 km² tem 14 municípios, nomeadamente Lubango (capital), Chibia, Gambos, Humpata, Cacula, Quilengues, Caluquembe, Caconda, Chipindo, Chicomba, Quipungo, Matala, Cuvango e Jamba. EM/MS