Lubango – Pelo menos 100 projectos de investimento privado, estimados em mais de mil milhões de dólares norte-americanos, cujas implementações arrancam em 2024, estão registados de Janeiro à presente data na Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).
Trata-se de projectos virados aos sectores do turismo, indústria, energia e água, saúde, entre outros, que vão contribuir para o crescimento da economia nacional e gerar mais de cinco mil empregos, segundo deu a conhecer na quinta-feira, no Lubango, o Presidente da AIPEX, Lello Francisco.
Falando à imprensa após um encontro com o vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, afirmou que a ideia é continuar a promover o investimento privado susceptível de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.
Sublinhou que a instituição tem, igualmente, a missão de coordenar o apoio institucional a investidores, através da Janela Única de Investimento Privado (JUI), que é uma plataforma onde tem estado a trabalhar com investidores na mitigação de obstáculos que inibem o investimento e do empreendedorismo.
Para o responsável, esse é um instrumento que vai abrandar a ocorrência de obstáculos e facilitar o investidor, fomentar o aumento e a diversificação de exportações de bens e serviços no país, no quadro da política de diversificação da economia, que consta no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.
Acrescentou que este factor passa também pelo tempo de reacção nos próprios serviços públicos que são solicitados pelas empresas, como elementos importantes tendentes a promoção no ambiente de negócios e gerar mais riqueza para o país, pois há trabalho para diminuir a burocracia que se verifica no sistema da Administração pública, que constrangem o investimento.
Por sua vez o vice-governador provincial da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, sublinhou que a visita da delegação da AIPEX é importante, numa altura em que se pretende da província uma verdadeira alternativa ao desenvolvimento económico de Angola.
Assegurou que, em função das potencialidades que o território apresenta a AIPEX acaba por ser constituir um parceiro fundamental naquilo que é atracção dos investidores e de projectos que possam alavancar a economia local e não só.
A actividade do PCA da AIPEX foi sucedido de um seminário de capacitação sobre a Janela Única de Investimentos e suas facilidades, dirigido aos gestores da província, directores providências e administradores municipais, bem como procedeu-se visitas as empresas de exploração de granito e a Fazenda Jardins da Yoba, na Chibia.
A AIPEX - Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola é uma instituição vocacionada a promoção das exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas.
Foi criada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 81/18, de 19 de Março de 2018, resulta da fusão da Unidade Técnica para o Investimento Privado – U.T.I.P e da Agência para Promoção de Investimento e Exportações de Angola – APIEX. JT/MS