Quibala – O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, anunciou segunda-feira a expansão de energia eléctrica para 25 mil consumidores nos municípios do Libolo e Quibala, província do Cuanza Sul, a partir de 2024.
Falando no final de uma visita de constatação aos projectos ligados à expansão de energia eléctrica, com custos de USD 45 milhões, destacou que se “trata de 28 povoações nas zonas circundantes do município do Libolo e Quibala.
“Estamos a construir duas subestações no município da Quibala de 60/30 Kv e outra de 220/60 Kv que vão apoiar grande parte das sedes municipais, com ligação no sistema eléctrico nacional”, disse.
Referiu que a expansão do acesso à energia eléctrica e a ligação das sedes municipais fazem parte das prioridades, com vista a baixar os custos com a produção que ainda é suportada por combustível diesel.
Por seu turno, o vice-governador do Cuanza Sul para o sector técnico e infraestruturas, Heitor Alfredo, afirmou que a construção das duas subestações de energia eléctrica eleva para 10 os municípios a serem ligados ao sistema eléctrico nacional.
“Com estes projectos, restará os municípios do Cassongue e Mussende por electrificar”, rematou,
A província do Cuanza Sul conta com 12 municípios e 36 comunas, com uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes. Cij/Lc/AC