Curoca - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse, esta quinta-feira, que os projectos do sector em execução na margem do rio Cunene, no município do Curoca, vão garantir sustentabilidade às famílias desta localidade.
Falando à imprensa no final de uma visita aos referidos projectos, o governante destacou a reabilitação de nove represas, do sistema de captação, tratamento e distribuição de água e do campo de furos artesianos em curso no município.
O sistema de captação tem uma subestação de água a partir do rio Cunene e contempla, numa primeira fase, 501 ligações domiciliares, 15 chafarizes e três bebedouros para o gado, na comuna do Chitado, de acordo com o ministro.
No seu entender, as sete represas já concluídas demonstram o impacto dos projectos, que no fundo já estão a disponibilizar água para pontos em que a população concentrou rebanho.
“Acreditamos que com essa solução o problema da água estará resolvido e criará sustentabilidade económica por via da agricultura e pecuária nesta região, muito assolada pela seca”, afirmou.
Referiu ser uma medida assertiva do Executivo, no sentido de impedir a migração da população para outras zonas à procura deste liquido e de melhores condições de pasto, devido a estiagem no Curoca.
O governante considerou satisfatório o andamento dos projectos, visto que maior parte tem conclusão prevista para 2025.
Durante dois dias na província, o ministro inteirou-se das obras da barragem da Cova do Leão, do sistema de tratamento e a conduta de água do município da Cahama, além das infra-estruturas do Curoca acima referidas. PEM/LHE/VC