Luanda – Seiscentos 94 projectos beneficiaram de financiamentos de 489,2 mil milhões de Kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
A informação foi avançada nesta terça-feira pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, sublinhando que os 694 projectos foram aprovados pelo Prodesi desde a implementação do mesmo.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), para o balanço das acções de financiamento no âmbito do Prodesi, o responsável referiu que em 2021 o total de financiamento poderá rondar 20.015 mil milhões de Kwanzas.
Dos projectos aprovados, 307 estão ligados à agricultura, 214 ao comércio e distribuição e 100 à indústria transformadora, de acordo com o responsável.
Por outro lado, fez saber que o sector prevê formalizar duas mil micro-empresas até 2022, mantendo a meta do Plano de Desenvolvimento Nacional.
De acordo com o responsável, foram formalizadas 250 micro-empresas em 2020, enquanto em Janeiro último formalizaram-se 191.
Segundo Mário Caetano João, oito mil 397 produtores estão neste momento registados no Portal do Produtor Nacional (PPN).
Na sua óptica, a área do agronegócio com 803 projectos aprovados, no valor de 802 milhões de Kwanzas, é o sector com mais financiamentos, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
O responsável fez saber que constam igualmente os sectores do processamento alimentar com 127 projectos aprovados, no valor de 196 milhões de Kwanzas, logística e distribuição, com 83, avaliados em 133 milhões de Kwanzas e a reciclagem com 18, envolvendo 144 milhões de Kwanzas.