Projecto de fomento agrícola e aquícola conta com KZ 15 milhões

     Economia           
  • Malanje     Segunda, 31 Maio De 2021    10h41  
Projectos aquícolas têm ajudado famílias a reduzir níveis de pobreza (Arquivo)
Projectos aquícolas têm ajudado famílias a reduzir níveis de pobreza (Arquivo)
Assis Quituta

Cunda-Dya-Baze, Malanje - Quinze milhões de kwanzas estão a ser empregues no fomento da agricultura e aquicultura por jovens e antigos combatentes do município de Cunda-Dya-Base, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

O projecto, avaliado em quatro milhões de kwanzas, abrange 40 jovens, que nesta altura estão a ser capacitados sobre gestão de negócios e técnicas de produção, segundo o administrador de Cunda-Dya-Base, Francisco Mutacambo.

Ainda nesta época, adiantou o administrador, serão preparados 10 hectares para o cultivo de hortícolas.

Disse também que a administração local vai disponibilizar sementes e instrumentos de trabalho, com vista o êxito da iniciativa.

Relativamente à aquicultura, cujo o valor está fixado em Kz 11 milhões, disse estar em curso a escavação de cinco tanques, que serão povoados com três mil alevinos cada. Esses projectos vão beneficiar antigos combatentes.

Francisco Mutacambo informou que os valores resultantes da venda da produção vão servir para garantir a sustentabilidade e expansão do projecto.

Ainda no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, Francisco Mutacambo deu a conhecer a construção de sete residências para antigos combatentes, cuja empreitada, orçada em 34 milhões de kwanzas, está a 65 por cento de execução física e 100 por cento de execução financeira.

Acrescentou ainda estar em fase conclusiva as obras de um pequeno sistema de água no sector de Kizenga, que vai beneficiar 500 famílias daquela circunscrição.

O município de Cunda-Dya-Base tem uma população estimada em cerca de 14 mil habitantes, distribuída pelas comunas sede, Milando e Lemba.





+