Ondjiva – O programa de Interligação de Energia Eléctrica entre Angola e a Namíbia (ANNA) foi apresentado, segunda-feira (20), às comunidades dos municípios do Curoca, Cahama e Ombadja, província do Cunene, com vista a colher ideias sobre o estudo de impacto ambiental e social.
Trata-se de um projecto que contempla uma linha de transporte de 400 quilovolt, com comprimento de cerca de 362 quilómetros, desde a subestação do Cunene na Namíbia até a subestação do Lubango, província da Huíla (Angola).
Segundo a assessora do Projecto ANNA, Isabel Silva, o objectivo deste programa é mitigar as actuais restrições no abastecimento de electricidade na região Sul de Angola e estabelecer a ligação com o mercado dos países vizinhos.
De acordo com a fonte, em Angola, a linha de electricidade terá uma extensão de 331 quilómetros, que será operada pela Rede Nacional de Transporte (RNT).
Isabel Silva disse que, para o cumprimento das exigências das entidades financiadoras internacionais, exige-se a realização de um estudo de avaliação ambiental e social, com objectivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Apontou a salvaguarda das zonas de pasto para o gado como uma das matérias que interessa a província do Cunene, que tem o gado como a fonte de riqueza para as comunidades locais.
Acrescentou que a intenção da auscultação é obter uma garantia social, mediante a realização de consulta com as autoridades locais e do poder tradicional, para informar a tradição destas regiões conservar a natureza e os aspectos culturais.
Por seu turno, o administrador municipal do Curoca, Domingos Taby, disse ser um projecto ambicioso que vai permitir reduzir os problemas de energia nas comunidades e mitigar o impacto ambiental e social, tendo apelado aos participantes a contribuírem com as suas ideias para o andamento do projecto.
O acto de auscultação contou com a participaram de membros da administração municipal, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais e eclesiásticas, bem como a sociedade civil.
Com uma superfície de sete mil e 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca está dividido administrativamente por duas comunas e 25 aldeias, contando com 56 mil habitantes. FI/LHE/QCB