Luena – Mais de 34 mil milhões de kwanzas foram gastos pelo Governo Provincial do Moxico para a conclusão de 67 projectos inseridos no Programa de Investimentos Públicos (PIP) em 2024, soube esta quinta-feira a ANGOP.
De acordo com a nota de imprensa da segunda reunião ordinária do Conselho de Auscultação das Comunidades da província do Moxico, os projectos , ligados à construção de infra-estruturas sociais, são partes de um conjunto de 178 obras inscritas para o presente exercício económico 2024, com diversas fontes de financiamento.
Os 67 projectos concluídos, segundo a nota da reunião orientada pelo governador do Moxico, Ernesto Muangala, abrangeram os sectores da educação, saúde, habitação, saneamento básico, águas, estradas, entre outros.
A nota refere que a execução das referidas obras permitiu a criação de dois mil e 500 empregos para jovens locais, sobretudo das zonas rurais.
Durante a sessão Ordinária, os membros foram informados sobre as verbas do Orçamento Geral do Estado (OGE) alocadas para a província do Moxico para o exercício económico 2025, avaliado em 104 mil milhões de Kwanzas.
Para a província do Moxico-Leste , recentemente criada no âmbito da Nova Divisão Político-Adminsitrativa , o OGE para o ano 2024 está fixado em 43,6 mil milhões de kwanzas.
Com a nova Divisão Político-Adminsitrativa, a província do Moxico passa a contar, a partir de Janeiro de 2025, com 12 municípios (Luena/sede provincial), Camanongue, Léua, Lucusse, Lutembo, Lumbala-Nguimbo, Ninda, Chiúme, Cangamba, Alto-Cuito, Cangumbe e Lutuai.
Já a vizinha província do Moxico-Leste terá nove municípios (Cazombo/sede capital, Nana-Candundo, Caianda, Lóvua do Zambeze, Macondo, Luau, Lago-Dilolo, Luacano e Cameia).LTY/TC/HD