Dondo - Cento e setenta e cinco jovens da comunidade piscatória do Ngolome e da aldeia de Cassoalala, comuna de Massangano, estão a frequentar cursos de formação profissional e empreendedorismo, no quadro do Programa de Apoio à Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Os formando estão a frequentar cursos de serralharia, electricidade, mecânica, corte e costura, cabeleireiro, reparação e instalação de antenas parabólicas, para o fomento do auto- emprego.
Os cursos estão a ser promovidos pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) e têm a duração de 30 dias.
Em declarações à Angop, no Dondo, o responsável do INEFOP em Cambambe, João José, informou que depois de Massangano, o programa prevê também a formação profissional de jovens nas comunas de Dange- ya- Menha, São Pedro da Quilemba e Zenza- do – Itombe, até Dezembro.
Depois da formação, os jovens estarão habilitados ao concurso para obtenção de kits profissionais para o auto-emprego e empreendedorismo.
No município de Cambambe, 95 cidadãos já beneficiaram de kits profissionais, no âmbito do PAPE, permitindo a criação de 228 postos de trabalho, com a abertura de micro- empresas.
Foram também integrados 34 cidadãos em estágios profissionais remunerados, na empresa cervejeira Eka e 11 receberam financiamento do banco Sol, até 320 mil kwanzas, reembolsáveis num período de doze meses.