Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

 Produção de cereais sobe quatro por cento no país

     Economia              
  • Cuanza Norte • Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h57
Produção de cereais na província do Huambo
Produção de cereais na província do Huambo
Frank Béu-ANGOP

Dondo - A produção nacional de cereais, sobretudo, de arroz, trigo e milho, registou um crescimento de quatro por cento, informou hoje, sexta-feira, município de Cambambe (Cuanza Norte), o secretário de Estado para Agricultura e Percuária, Castro Camarada.

O pais produz, actualmente, entre cinco a seis milhões toneladas do cereal/ano, mais precisa de 10 toneladas anuais para suprir as necessidades de alimentação.

Em declarações à imprensa ,depois da visita ao perímetro irrigado do Mucoso, com três mil e 600 hectares, Castro Camarada informou que Angola registou também avanços na produção de raízes, tubérculos, banana, citrinos, hortaliças e outros bens alimentares, assegurada por três milhões de famílias de pequenos produtores.

Segundo informou, existe um foco muito grande no aumento da produção nacional, sobretudo, nas cadeias de valores, com realce para os produtos que constituem a cesta básica da dieta alimentar da população para se garantir a segurança alimentar, daí o executivo estar empenhado em reabilitar os perímetros irrigados do país.

O responsável frisou que, além da gestão tutelada pelos governos provinciais, existe, no Executivo Central, uma comissão multissectorial que vai acompanhar a recuperação destas infra-estruturas, organização do sistema de gestão dos produtores locais, segurança, evitar a vandalização dos equipamentos.

O Executivo controla actualmente seis perímetros irrigados de grande porte, como a Caxito-Rega, na província do Bengo, do Mucoso e Luínga (Cuanza-Norte), Matala e Gangela (Huíla) e do Missombo (Cuando Cubango), além de outras infra-estruturas similares espalhadas pelo país e  que também estão a merecer atenção do governo. IMA/EFM/YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+