Luanda - O Índice de Produção Industrial (IPI) de 2022 registou uma variação de 3,4%, com relação a 2021, influenciada pelo aumento nas “Indústrias Extractivas”, com 1,7%, e “Indústria Transformadora”, com 1,2%, soube hoje a ANGOP.
Segundo o Anuário de 2022, com os resultados dos Índice de Produção Industrial, Índice de Pessoal ao Serviço e Índice de Horas Trabalhadas do Ano de 2022, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento foi igualmente influenciado pela Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor, com 0,5 pontos percentuais.
O documento, disponibilizado no site do INE, diz que o Índice de Pessoal ao Serviço, durante o ano de 2022, registou um crescimento de 3,6% em relação ao ano de 2021, enquanto o Índice das Horas Trabalhadas registou, no mesmo período, uma variação em relação ao ano anterior de 5,6%.
Analisando o Índice de Produção Industrial por Tipo de Bens, o INE conta que se verificou nos Bens Intermédios, no ano de 2022, uma maior variação homóloga, com 18,0%.
O Índice de Produção Industrial (IPI) do Ano de 2022 visa, entre outros objectivos, dar a conhecer a estrutura, o crescimento e a produtividade do sector industrial em Angola, no período de referência, produzindo informação estatística de base para as Contas Nacionais, Governo, Organizações Internacionais, Académicos, Empresários e outros utilizadores. HEM/AC