FILDA/2024 privilegia produção agro-pecuária familiar e empresarial

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 17 Julho de 2024 | 17h12
38ª Edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA)
38ª Edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA)
Nelson Malamba-ANGOP

Zango – A produção agro-pecuária das famílias angolanas e de empresas que operam no país vai ser um dos principais focos da 39ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2024), programada para o período de 23 a 28 deste mês, na Zona Económica Especial (ZEE).

O facto foi anunciado esta quarta-feira, em Luanda, pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, durante o acto de lançamento da maior bolsa de negócios do país.

De acordo com o governante, a feira, co-organizada com a empresa Eventos Arena, constitui-se numa montra económica nacional e internacional, facto que motiva o Governo convidar a participação massiva de todos agentes económicos, que terão a oportunidade de fazer negócios e firmar parcerias empresariais.

Avançou que, na presente edição, os feirantes e visitantes “terão uma grande surpresa dentro do programa preparado para um evento desta dimensão e com temáticas muito sugestivas”.

Na ocasião, a secretária de Estado para a Indústria e Comércio, Augusta Fortes, disse que o programa reserva dois grandes momentos: Fórum Angola/Portugal, que contará com a presença do primeiro-ministro português, assim como o Fórum Macau e os países de língua portuguesa, onde serão assinados dois acordos, sendo um com o Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação (IDIA) e outro entre a Associação Industrial de Angola (AIA) e a Confederação Empresarial de Portugal.

A par disso, a dirigente adiantou também que a feira vai servir para debater temáticas relacionadas com o licenciamento da actividade comercial e industrial, bem como analisar o papel do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e as iniciativas de estímulo à economia e ao turismo.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Albernaz, avançou que, até ao momento, mais de 10 países já confirmaram presença na feira, prevendo-se ultrapassar a marca de empresas da edição passada, cifrada em mil e 300 empresas.

Quanto aos acessos, garantiu que as operadoras de transporte público terão linhas especiais do centro da cidade e outros pontos para o salão de exposição, na ZEE, durante os seis dias de evento.

A Feira Internacional de Luanda é a maior montra de promoção nacional para realização de negócios e do fomento de empregos.

O carácter internacional da FILDA também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia. A sua realização na ZEE configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola. DP/QCB





Notícias de Interesse

Identificado suspeito de tentar matar Trump

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 08h24

Trump reage a mais uma tentativa de assassínio

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 08h17

Tiros disparados perto de campo de golfe onde Trump jogava

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 07h56

Censo 2024: Angola volta a contar dez anos depois

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 03h26

+