Dundo - A mina da SOMILUANA produziu 99 mil e 997 quilates de diamantes, dos 103 inicialmente previstos no primeiro semestre deste ano, representando 11 por cento abaixo do projectado.
A informação foi prestada (quarta-feira), no Dundo, pela chefe do departamento de geologia da Sociedade Mineira SOMILUANA, Juliana Chimpolo, durante o Workshop de balanço semestral da produção de diamante, sublinhando que as metas não foram alcançadas devido aos problemas de várias ordens.
Para inverter o quadro , a empresa está a trabalhar para reduzir as distâncias de movimentação do minério, construindo uma plantas de pré-tratamento próximo dos blocos.
Acrescentou que a empresa vai apostar na formação dos técnicos, dinamizar as áreas de exploração estratégica e os estudos geológicos mineiros para a descobertas de novas reservas.
Em relação a preservação do meio ambiente, disse que a empresa tem feito reposição dos solos e está em carteira um programa de reflorestação.
Reiterou o compromisso da empresa em continuar a apoiar as comunidades e ajudar o Governo a alargar a rede escolar e sanitárias nas zonas rurais.
Revelou que está em carteira a construção de uma escola e um posto médico nas comunidades circunvizinhas.
Com uma área de concessão de 448 quilómetros quadrados, a Sociedade Mineira SOMILUANA , emprega cerca de 787, dos quais 53 mulheres.
Localizada no município de Lucapa, província da Lunda-Norte, opera num depósito secundário (aluvião) em que detém uma participação de 33 por cento, com os outros 67 por cento detidos pela ENDIAMA E.P..HD