Saurimo - A produção de diamantes da Sociedade Mineira de Catoca, de Janeiro a presente data, atingiu cinco milhões de quilates, mas 12 por cento em relação ao período anterior, informou, hoje o director de Planeamento e Controlo de Catoca, Marçal Vigário.
Em declarações à imprensa, à margem de uma visita efectuada pela Associação Africana de Mulheres em Geociências (AAMG) à empresa mineira, o director disse que a produção de diamantes está na ordem dos 70 por cento dos objectivos traçados, onde a meta é atingir a cifra de oito milhões de quilates até ao final do ano.
Afirmou que Catoca está dentro do plano traçado, apesar de a área de tratamento estar um pouco abaixo, estamos dentro das previsões e vamos atingir a meta.
Quanto à recuperação, disse que Catoca cumpre um plano anualmente aprovado pelos accionistas e o mesmo é cumprido rigorosamente.
Por outro lado, Marçal Vigário disse que a visita da Associação das Mulheres Africanas em Geociências à mina, é um grande contributo e incentivo a mulheres mineiras de Catoca, visto ser uma das pretensões da empresa ter esta franja ligada a geociências nos seus quadros.
“A empresa diamantífera mantém a valorização e potencialização do capital humano como tarefa primordial para manter os níveis de produção em alta,” afirmou o director de Planeamento e Controlo de Catoca.
A visita enquadrou-se no âmbito do encerramento da 10ª Conferência Internacional da Associação Africana das Mulheres em Geociências. A comitiva de pelo menos 40 mulheres manteve contacto com as áreas “Central de energia e Central de tratamento”, assim como visitaram, igualmente, a comunidade de Sambaia. QB/JW/PPA