Luanda – Setecentos e quarenta e cinco projectos de investimento foram aprovados, desde o começo da operacionalização, em 2019, do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), que objectiva criar 46 mil empregos até 2022.
O projecto, que já atingiu quase a metade da meta traçada para até o próximo ano, prevê gerar, no decurso deste ano, 5 mil 233 postos de trabalho, segundo o Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, que falava terça-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, no habitual briefing bissemanal do sector.
Sem avançar o valor dos investimentos, o dirigente destacou ainda o alívio económico, desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, como um dos instrumentos que mais tem financiado as iniciativas do PRODESI, ao abrigo do aviso nº 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA).
Através desse instrumento, avançou, já foram aprovados 74 projectos, avaliados em cerca de dois mil milhões de Kwanzas, desde o início do ano.
Quanto às actividades relacionadas com a melhoria do ambiente de negócio em Angola, o secretário de Estado referiu que, na última semana, o Ministério da Economia e Planeamento facilitou a entrega de sete certidões de não devedores do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), totalizando, desde o início do ano, 139 destes documentos que foram remetidos aos promotores com dificuldades de constituir o dossier para obtenção de crédito.
Ainda no âmbito do apoio ao crédito, disse que na semana transacta se registou a aprovação/validação de apenas um projecto, perfazendo 84 projectos, desde Janeiro último, num universo de mil 514 projectos previstos até 2022.
O projecto aprovado na semana finda está direccionado à indústria transformadora e será desenvolvido na província de Luanda.
A aprovação de um determinado projecto de investimento que necessita de crédito obedece, inicialmente, a três fases: “entrada da documentação no balcão”, “triagem e caracterização dos projectos” e “constituição do dossier de crédito”.
Neste sentido, avançou, nos últimos cinco dias foram registados 14 novos pedidos de crédito.
Aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho, o PRODESI é um programa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e gerar riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.
A sua acção está focada nos sectores da Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural, Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer.