Dundo – Dezanove projectos ligados à agricultura e comércio receberam, desde 2020, financiamentos por via dos Programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações e de Alívio Económico.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, no Dundo, pela chefe de departamento de Fomento Empresarial do gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado da Lunda-Norte, Teresa Txibola, sublinhando que no total foram desembolsados 400 milhões e 722 mil kwanzas.
Disse que dos 19 projetos, 14 estão ligados ao sector agrícola e cinco do comércio, cujos créditos variaram entre cinco a 150 milhões de kwanzas, dependentemente da dimensão de cada projecto.
Assegurou que os beneficiários estão a cumprir com os compromissos assumidos, reembolsando o Estado.
O PRODESI é um programa do Executivo que visa acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações, designadamente nos sectores da alimentação e agro-indústria, recursos minerais, petróleo e gás natural.
Constam ainda os sectores têxteis, florestal, vestuário e calçado, construção e obras públicas, tecnologias de informação e telecomunicações, saúde, educação, formação e investigação científica, turismo e lazer.
Por outro lado, informou que 32 projectos do ramo da agricultura, piscicultura, comércio, prestação de serviços e indústrias, beneficiaram de financiamentos avaliados em mil milhões e 247 milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).
O Programa de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) aplica-se aos projectos de investimento que contribuam directa ou indirectamente na produção interna de bens. QB/HD